BI

Bioimpressão de tecidos

A bioimpressão é uma tecnologia baseada na impressão 3D e visa o desenvolvimento de tecidos. Venha conversar com a gente

1 post

Nesse ambiente discutiremos as vantagens e desvantagens das tecnologias de bioimpressão

0 posts

Características químicas e físicas dos componentes necessários no desenvolvimento de tecidos utilizando a bioimpressão.

1 post

Conceitos, teorias, protocolos e resultados de projetos e artigos sobre bioimpressão de tecidos.

1 post

Sabemos o quanto as questões biológicas são essenciais na bioimpressão. Nesse ambiente, discutiremos essa complexidade.

0 posts

Desafios dos órgãos responsáveis diante da inexistência de um marco regulatórios sobre tecidos biofabricados.

New Posts
  • A sinalização celular é o processo fundamental pelo qual informações específicas são transferidas da superfície da célula para o citosol e, finalmente, para o núcleo, levando a mudanças na expressão gênica - sinalização molecular. A sinalização celular envolve a transdução de algum evento em outro evento. Na transdução sensorial, uma célula é exposta a algum sinal externo que é transduzido para produzir um sinal nervoso, o potencial de ação. O potencial de ação é então transduzido para liberar o neurotransmissor na sinapse - a lacuna entre um neurônio e outro. O neurotransmissor é então transduzido para formar a resposta da célula pós-sináptica, a do outro lado da sinapse. No caso dos sentidos cutâneos (pele), o sinal sensorial original é mecânico - um empurrão ou um puxão nos nervos da pele. O sinal mecânico é transduzido em um sinal elétrico e o sinal elétrico é então transduzido em um sinal químico . Esta simples série de eventos ilustra o uso de sinais mecânicos, elétricos e químicos no corpo, por meio da sinalização celular e molecular essencial na refinada orquestra da vida. Pensando nesses tópicos biológicos essenciais à vida, como os projetos teciduais utilizando a tecnologia da bioimpressão 3D estão lidando com essas questões tão complexas. Como os estudos estão sendo planejados, quando "desejamos ambiciosamente" mimetizar os eventos biológicos em todas as suas escalas (molecular, celular, tecidual, órgão, sistema)? Como podemos delinear esses projetos de forma otimizada, trazendo as moléculas principais das sinalizações essenciais. É claro que não vamos conseguir reproduzir todas as informações biológicas com precisão, mas devemos estudar os principais fenômenos biológicos presentes na homeostase biológica (" homeostase multiescala ").
  • Na última década, o interesse no campo da bioimpressão tridimensional (3D) aumentou enormemente. A bioimpressão 3D combina os campos da biologia do desenvolvimento, das células-tronco e da ciência de computação e materiais para criar estruturas biológicas complexas. É capaz de posicionar com precisão diferentes tipos de células, biomateriais, materiais sintéticos e biomoléculas juntos em uma posição pré-definida para gerar histoarquiteturas compostas. No campo da engenharia tecidual, a bioimpressão 3D permitiu o estudo de tecidos e órgãos em um novo nível. Um dos componentes mais importantes da bioimpressão 3D é a biotinta (bioink), que é uma mistura de células, biomateriais ou materiais sintéticos e moléculas bioativas que. Atualmente, de uma forma simplificada, existem três classes diferentes de tecnologias utilizadas em bioimpressoras, que são usadas para a deposição e padronização de materiais biológicos. São elas: jato de tinta, microextrusão e impressão assistida por laser. Cada uma dessas tecnologias possui métodos únicos de depositar estruturas de células 3D com resolução e viabilidade. Vantagens e desvantagens estão presentes em cada tecnologia, e devemos estudar e compreender qual seria mais apropriada para cada tipo de aplicação. Levando em conta essa introdução e os diversos tipos de tecnologias existentes, gostaria de levantar questões / sugestões a respeito desse tópico. 1- Qual tecnologia é melhor para aplicações na engenharia tecidual óssea e tecido cartilaginoso? 2- Qual seria mais apropriada para a área oftalmológica? 3- Qual é mais vantajosa para o desenvolvimento de vasos sanguíneos? 4- Seria interessante o surgimento de tecnologias híbridas? Com 2 ou 3 tecnologias integradas? Por ser uma tecnologia nova, muitas questões ainda estão sendo respondidas para que novas perguntas e novos projetos amadureçam. Qual a sua opinião sobre essas questões? Compartilhe sua ideia com os membros do fórum de discussão!