O que é Bioimpressão de células, tecidos e futuramente órgãos?

  • Bioimpressão

    Tecnologia utilizada para construir tecidos e órgãos que estão doentes ou soferam danos ocasionados por acidentes.

  • Bioimpressora

    Equipamento utilizado para depositar/colocar células automatizada de forma organizada e predefinida

  • Célula

    Nosso organismo é repleto de células, unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos. Cada célula desempenha funções específicas no nosso corpo. Um exemplo são as hemácias, responsáveis por levar o oxigênio para os tecidos.

  • Célula-tronco

    Algumas células possuem a capacidade de se transformar em qualquer célula por não terem sofrido ainda o processo de diferenciação. Essas células são chamadas de células-tronco e desempenham um importante papel no organismo e também representam uma esperança para a medicina.

  • Biorreator

    Equipamento utilizado na bioimpressão para alimentar ss células que compõem o tecido ou órgão bioimpresso. 

Esse espaço é reservado para crianças e adolescentes que desejam entender as principais etapas da bioimpressão de uma forma simples e divertida. 

Em breve teremos dicas, ideias e sugestões de materiais para utilizar em feiras de ciência e aulas sobre bioimpressão.

Motivação para a contrução dessa página:

Com o aumento de visitas ao website - www.biofabricacao.com - de crianças e adolescentes, além de e-mails recebidos de mães e alunos do ensino fundamental, decidi criar uma página com explicações simplicadas sobre o assunto "bioimpressão de tecidos e órgãos". O intuito é auxiliar os alunos de forma detalhada em trabalhos e aulas sobre os termos mais utilizados da tecnologia.