O que antes era apenas ficção científica, hoje é realidade e um dos temas multidisciplinares mais recorrentes na mídia internacional e brasileira. Ainda não temos órgãos funcionais “bioimpressos”, mas a tecnologia para essa realização já está sendo aprimorada e em plena evolução. Conheça um pouco sobre a encantadora área da biofabricação e bioimpressão de tecidos e órgãos – campo multidisciplinar que tem a capacidade de absorver e integrar um grande número de profissionais de diversas áreas.
A biofabricação de tecidos e órgãos é uma tecnologia emergente e exigente em termos de multidisciplinaridade. Essa área faz parte da engenharia tecidual, composta por diversas tecnologias, como a bioimpressão 3D. O objetivo comum da integração desses campos do conhecimento é construir e reconstruir tecidos e órgãos danificados, a fim de salvar ou melhorar a vida dos pacientes.
Matéria publicada no site Profissão Biotec http://profissaobiotec.com.br/biofabricacao-de-orgaos-um-campo-multidisciplinar/
Para quem não me conhece:
Janaina Dernowsek, Bióloga Geneticista, Especialista em Pesquisa e Desenvolvimento na área de Biofabricação e Bioimpressão de Tecidos.
Idealizadora da startup Bio3Data na área de análise de dados funcionais e software para a Bioimpressão de tecidos.
Desenvolvedora do site e do blog www.biofabricacao.com