top of page
bioimpressão, dernowsek, impressão 3D, MEDICINA REGENERATIVA

BI

Impressão

Janaina Dernowsek: Um panorama da bioimpressão 3D no Brasil

Janaina Dernowsek é pesquisadora e autora de artigos científicos envolvendo uma área do conhecimento pouco difundida no Brasil: a biofabricação. Em nossas andanças por aí em busca de pautas sobre bioimpressão, eis que somos agraciados com a presença da Dra. Janaina, atualmente pós-doutoranda no Centro de Tecnologia da Informação Renato Acher na área de biofabricação de tecidos, durante o Inside 3D Printing São Paulo. Trocamos contato para a entrevista abaixo, em que ela conta a dura realidade da pesquisa científica no Brasil, e aonde podemos chegar, com o incentivo necessário do governo e da sociedade:


3DPrinting.: Em qual estágio se encontram as pesquisas ligadas à bioimpressão no Brasil? E qual o papel do CTI no processo como um todo?


Janaina Dernowsek: É fatigante chamar a atenção para o baixo índice de investimento em pesquisa e inovação no Brasil, e além disso, ser lembrada a todo minuto que produzimos pouco e que sofremos com a burocracia acirrada das importações e leis brasileiras. Enquanto países avançam no desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à biofabricação de tecidos e órgãos, com o apoio incessante do governo e da indústria, nós brasileiros esperamos o dia em que estaremos importando tecidos e órgãos a preço de diamantes e com as regras que eles estipularem. Todos nós sabemos que a crise financeira na pesquisa sempre esteve presente no Brasil e continuará por um tempo indeterminado, principalmente para as tecnologias emergentes que precisam de uma atenção especial para sua ascensão.


“No Brasil existem vários grupos de pesquisa focados na regeneração e produção de tecidos biológicos, porém investimentos competitivos para o desenvolvimento de tecnologia de ponta, como bioimpressoras, biorreatores específicos e tecnologia da informação para a biofabricação de órgãos ainda é ficção científica.”


O CTI Renato Archer, mais precisamente, no Núcleo de Tecnologias Tridimensionais (NT3D), coordenado pelo Dr. Jorge Vicente Lopes da Silva, pioneiro na utilização e otimização da impressão 3D no Brasil, vem colaborando ativamente na disseminação e no desenvolvimento de tecnologias voltadas para a área de biofabricação de órgãos.


O NT3D utiliza da tecnologia da informação para estudar, otimizar e desenvolver dispositivos para essa área emergente, tendo uma influência significativa no pioneirismo da bioimpressão no país.

Janaina Dernowsek, Ph.D.

Bióloga Geneticista e Pesquisadora na área de Biofabricação e Bioimpressão de Tecidos.

Pesquisadora associada ao Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, INCT - Regenera e UNIFESP. Idealizadora dos projetos BioEdTech e Bio3Data para a Bioimpressão de tecidos. Desenvolvedora do site e do blog www.biofabricacao.com

Posts Recentes
bottom of page