top of page
bioimpressão, dernowsek, impressão 3D, MEDICINA REGENERATIVA

BI

Impressão

Bioimpressora 3D produz pele humana funcional


Embora tem havido um avanço crescente nas tecnologias envolvidas no campo da bioimpressão 3D, é pertinente afirmar e reafirmar que nenhuma abordagem disponível hoje, possui a capacidade de produzir um órgão completamente funcional, porém não é um fato impossível de acontecer futuramente.


Hoje, jornais, revistas, programas de TV, exploram alguns resultados de pesquisa na área de bioimpressão de órgãos para criarem títulos de matéria chamativos.


Nós pesquisadores da área devemos sempre estar atentos a esse tipo de informação para alertar as pessoas, comunicando os resultados positivos e negativos dessa fascinante e inovadora área do conhecimento.


A pele, como muitos já sabem, é o maior órgão do nosso corpo. Possui diversas funções e é composta por tipos especializados de células, com formas e funções diferentes. Dentre os órgãos, a pele é de certa forma, o mais "simples" em complexidade estrutural, e vem sendo muito estudada nos últimos anos para uso terapêutico, como no tratamento de queimaduras.

Muitos grupos de pesquisa do mundo inteiro, incluindo o Brasil, já se beneficiam com o uso de pele 3D, comercializada por diversas empresas, em testes laboratoriais, substituindo o uso de animais. Entretanto, para uso terapêutico em transplantes, muito caminho ainda tem que ser percorrido.


Voltando ao artigo publicado pela empresa espanhola Nieves Cubo, a novidade seria a "otimização" de uma bioimpressora para a impressão de pele. Pele muito semelhante à pele biológica, resultado esse, igual à de muitos outros grupos de pesquisa e empresas que já produzem pele 3D. O grupo afirma que o equipamento está sob avaliação das autoridades de saúde europeias em busca de certificação que garanta que a pele produzida é adequada para transplantes e para testes laboratoriais.



Quer saber mais, acesse o link abaixo ou veja o artigo listado!

  1. www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bioimpressora-3d-produz-pele-humana-totalmente-funcional&id=010170170201#.WJS_nfkrKUl

  2. 3D bioprinting of functional human skin: production and in vivo analysis. Nieves Cubo, Marta Garcia, Juan F del Cañizo, Diego Velasco, Jose L. Jorcano. Biofabrication. Vol.: 9 (1): 015006. DOI: 10.1088/1758-5090/9/1/015006



Janaina Dernowsek, Ph.D.

Bióloga Geneticista e Pesquisadora na área de Biofabricação e Bioimpressão de Tecidos.

Pesquisadora associada ao Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, INCT - Regenera e UNIFESP. Idealizadora dos projetos BioEdTech e Bio3Data para a Bioimpressão de tecidos. Desenvolvedora do site e do blog www.biofabricacao.com
















Posts Recentes
bottom of page